Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Secretaria da Mulher destaca atuação do Poder Legislativo no Outubro Rosa

Secretaria da Mulher destaca atuação do Poder Legislativo no Outubro Rosa

por Diretoria de Comunicação Social publicado 08/10/2019 12h00, última modificação 21/10/2019 11h31
Câmara participa de arrecadação para compra de sutiãs de mastectomia e pós-cirúrgicos para mulheres carentes
Secretaria da Mulher destaca atuação do Poder Legislativo no Outubro Rosa

Foto: Gean Nunes/CMB

A secretária da Mulher de Barueri esteve na Câmara Municipal de Barueri para divulgar as ações do movimento “Outubro Rosa” e pedir engajamento dos parlamentares e servidores nessa causa tão nobre. Durante a sessão de terça-feira, 8, Giani Cristina falou sobre as ações que pretendem arrecadar sutiãs e canecas para as pacientes do Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri.

“Nós precisamos de sutiãs pós-cirúrgicos. As peças são fundamentais para o tratamento das pacientes que fizeram a cirurgia de retirada da mama. Cada sutiã custa em média R$ 140 e a maioria não tem condições de pagar. As peças serão doadas às mulheres do Pérolas Rosa, programa da Prefeitura que oferece suporte para quem enfrenta a doença”, destacou.

Outra forma de ajudar é doando uma caneca branca e lisa que será customizada pelas próprias pacientes e revendidas nas feiras de Barueri. Como agradecimento, o doador recebe um pin com o laço rosa. É a campanha “Doe uma caneca e ganhe um pin”.

O presidente da Casa, vereador Fabião (PC do B), em nome de todos os parlamentares, se comprometeu ajudar. “Desde o primeiro dia do mês a Casa de Leis se vestiu de cor de rosa para lembrar a importância da prevenção e combate ao câncer de mama. Só nesse ano, quase 60 mil novos casos devem ser diagnosticados. Estatísticas do Instituto Nacional de Câncer mostram que se a doença for diagnosticada precocemente, as chances de cura chegam a 95%. Como legisladores temos a obrigação de fortalecer políticas públicas para o setor. Juntos nós vamos fazer a diferença”.

Câncer de Mama

O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários.

Em seu funcionamento normal, o corpo substitui as células antigas por células novas e saudáveis. As mutações genéticas podem alterar a habilidade da célula de manter sua divisão e reprodução sob controle, produzindo células em excesso, formando o tumor.

Um tumor pode ser benigno (não perigoso para a saúde) ou maligno (tem o potencial de ser perigoso). O câncer de mama consiste em um tumor maligno que se desenvolve a partir de células da mama. Geralmente, começa nas células do epitélio que reveste a camada mais interna do ducto mamário.