Recuperados da Covid-19 terão acesso a medidas de reabilitação
Fisioterapia respiratória e motora, fonoaudiologia, pneumologia, reumatologia, psicologia e assistência social são algumas das especialidades que previstas para oferecer atendimento no Programa de Reabilitação Covid-19, instituído pelo Projeto de Lei 013/2021, aprovado pelos vereadores de Barueri na sessão de terça-feira, 2.
O programa será voltado àqueles que foram contaminados pelo coronavírus e ficaram com sequelas da Sars-Cov2 (nome técnico da doença que ficou conhecida como Covid-19), em especial os pacientes que passaram pela UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
O texto prevê ainda ações de educação e comunicação, levando orientação sobre os cuidados pessoais que possam ser feitos em casa, sem a necessidade de buscar um atendimento na rede de saúde.
Para implantar o programa, a Prefeitura poderá firmar parcerias com entidades públicas ou privadas, que possam contribuir com a implementação e desenvolvimento de medidas de reabilitação após o paciente se recuperar da doença que tem matado em média mais de mil pessoas por dia nas últimas semanas.
“A intenção é ampliar o atendimento das pessoas vítimas da Covid-19, com a oferta de outras formas de cuidados e serviços relacionados, de modo a reduzir o tempo de recuperação e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, justificou o vereador Thiago Rodrigues (PDT), autor da propositura.
Editado em 27/04/2021 - Projeto de Lei foi vetado pelo prefeito por meio da Mensagem Veto 02/2021, mantido pelo plenário.