Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Modelo de gestão documental da Câmara é inspiração para Legislativo de Manaus

Modelo de gestão documental da Câmara é inspiração para Legislativo de Manaus

por Comunicacao — publicado 03/06/2019 15h55, última modificação 03/06/2019 15h55
Manual desenvolvido em parceria com o Arquivo Público de São Paulo padroniza procedimentos para arquivamento de documentos do Legislativo
Modelo de gestão documental da Câmara é inspiração para Legislativo de Manaus

Igor Marangone, Paola Oliveira e Reginaldo Cruz

O Arquivo Público da Câmara Municipal de Barueri recebeu na sexta-feira, 31, a visita de Paola Oliveira, gerente do Arquivo Central da Câmara de Manaus. A servidora manauara veio conhecer na prática o Modelo de Gestão Documental desenvolvido e implantado pela Casa em parceria com o Arquivo Público do estado de São Paulo.

Até então, não havia um modelo a ser seguido, o que dificultava muito a atividade dos servidores da área. “Quando assumi o Departamento os documentos da Câmara de Manaus estavam amontoados em um depósito terceirizado, sem qualquer cuidado. E nesse processo de organização, o modelo de gestão desenvolvido por Barueri foi fundamental para implantação da nossa política de gestão documental”, explicou Paola.

A aplicação desses instrumentos garante a simplificação dos procedimentos, maior agilidade e precisão na recuperação e eliminação de documentos e informações e ainda a preservação dos documentos que são de guarda permanente, como fontes importantes para a pesquisa e para a preservação da memória institucional.

Paola Oliveira esteve acompanhada de Igor Marangone, diretor técnico do Centro de Assistência aos Municípios do Arquivo Público de São Paulo. “Estamos aqui porque Barueri é referência para o Legislativo de todo Brasil”, comentou.

Eles foram recepcionados pelo servidor Reginaldo Cruz, Coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acessos da Câmara Municipal de Barueri. “Nós sabíamos da qualidade do trabalho desenvolvido, mas não imaginávamos que alcançaríamos tantas Casas no país”, disse Reginaldo.

O trio trocou experiências sobre gestão documental e modernização das práticas de arquivamento.