Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Luizinho do Camargo propõe campanha de conscientização de pedestres

Luizinho do Camargo propõe campanha de conscientização de pedestres

por Comunicacao — publicado 20/11/2018 23h00, última modificação 06/12/2018 12h43
Objetivo do vereador é oferecer mais segurança no trânsito e reduzir o número de atropelamentos em Barueri
Luizinho do Camargo propõe campanha de conscientização de pedestres

Vereador Luizinho do Camargo (foto: Ivan Nunes/CMB)

O vereador Luizinho do Camargo (PDT) apresentou duas indicações na sessão de quarta-feira, 21, propondo medidas para proteger e conscientizar o pedestre no trânsito de Barueri.

A primeira aponta para a necessidade de desenvolver uma campanha educativa orientando a população a utilizar adequadamente a sinalização de trânsito em seu favor: atravessando sempre na faixa de segurança ou por meio de passarelas e caminhando preferencialmente pela calçada, longe dos carros.

A segunda sugere a criação do programa Faixa Viva, que incentiva o pedestre a sempre sinalizar sua intenção de atravessar uma via. Implantada com sucesso em outras cidades, incluindo a capital do estado, a medida educa não só os pedestres a fazer o gesto com o braço, mas também os motoristas, que devem parar e dar preferência para a travessia de quem está a pé.

“A cada 7 minutos um pedestre é vítima de acidente de trânsito no Brasil, sendo que mais de 13 mil deles morrem anualmente”, alertou Luizinho do Camargo. “Toda mudança de hábito leva tempo e requer paciência, assim como aconteceu com a obrigatoriedade do cinto de segurança, mas a educação sempre é o caminho mais eficiente e mais barato para se prevenir acidentes”, lembrou o vereador.