Gestantes terão direito a acompanhamento psicológico durante o pré-natal
A rede de saúde pública de Barueri passará a oferecer acompanhamento psicológico a mulheres durante a gestação. A medida, prevista no Projeto de Lei 95/2022, foi aprovada pelos vereadores na sessão de terça-feira, 8.
De acordo com o texto, o objetivo do Programa Pré-Natal Psicológico é prevenir o desenvolvimento de depressão e de outros transtornos emocionais que podem surgir em decorrência da gravidez.
Além do suporte profissional, o projeto também prevê o “estímulo à produção de estudos e pesquisas a respeito de problemas psicológicos desenvolvidos psicológicos desenvolvidos durante e logo após a gestação para orientar a administração para a adoção de políticas públicas voltadas à solução dos problemas”.
O autor do projeto, vereador Kascata (União Brasil) destacou as dificuldades enfrentadas por gestantes em encontrar nos serviços públicos um atendimento que se adeque às suas necessidades.
“Durante a gravidez as mulheres passam por grandes transformações físicas e psicológicas, além da insegurança de como conseguirão dar conta de cuidar de uma criança e a dificuldade de criar vínculo com o recém-nascido, dentre outros desafios”, justificou Kascata.