Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Funcionários públicos terão treinamento para lidar com autistas

Funcionários públicos terão treinamento para lidar com autistas

por Diretoria de Comunicação Social publicado 23/05/2024 12h57, última modificação 23/05/2024 12h57
Programa pretende melhorar a interação do servidor com pessoas dentro do espectro e promover a inclusão social
Funcionários públicos terão treinamento para lidar com autistas

Foto: Marco Miatelo/Câmara de Barueri

Os servidores públicos municipais terão uma ferramenta a mais para melhorar a qualidade no atendimento à população com autismo. Na terça-feira, 21, os vereadores de Barueri aprovaram a criação do Programa Servidor Amigo do Autista, que institui na cidade uma política de capacitação dos trabalhadores para aprender sobre o transtorno e sobre como lidar com pessoas com essa condição.

De acordo com o Projeto de Lei 028/2024, o Programa Servidor Amigo do Autista tem o objetivo de aperfeiçoar a formação dos servidores públicos municipais, “de modo a ampliar a respectiva capacitação em relação ao atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista”.

A matéria prevê que a capacitação facilite o trabalho dos servidores públicos, para que possam identificar as pessoas diagnosticadas, interagir com elas da forma adequada e promover a inclusão social desses cidadãos.

O texto destaca ainda que o Poder Público de Barueri poderá estabelecer convênios e parcerias com instituições públicas e privadas especializadas no atendimento a pessoas que se encontram no espectro, como prevê a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Federal 12.764/2012).

De acordo com o autor do projeto, a estimativa é que Barueri tem cerca de 10 mil autistas, entre diagnosticados e não-diagnosticados, sendo importante a criação de uma política pública que assegure um bom atendimento a essas pessoas. “Queremos um funcionalismo público capacitado e preparado para identificar e saber como prestar um bom serviço a essas pessoas”, destacou o vereador Allan Miranda (PSDB), citando as escolas e o serviço de saúde da rede municipal como exemplos onde o treinamento fará grande diferença.

Mais fotos em: https://flickr.com/photos/camaradebarueri/albums/72177720317186029