Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Fabião propõe linha de BRT ligando Alphaville ao Centro

Fabião propõe linha de BRT ligando Alphaville ao Centro

por Comunicacao — publicado 08/05/2018 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Vereador destacou que modal teve sucesso em outras cidades e tem custo de implantação menor do que o metrô
Fabião propõe linha de BRT ligando Alphaville ao Centro

Vereador Fabião (Foto: Ivan Nunes/CMB)

O vereador Fabião (PC do B) apresentou uma indicação na terça-feira, 8, propondo um estudo para a construção de uma linha de BRT (ônibus de trânsito rápido, na sigla em inglês) ligando o bairro de Alphaville ao Centro de Barueri.

De acordo com o parlamentar, o modal ajudaria a tornar o transporte público mais eficiente, já que sua capacidade de passageiros é superior à dos ônibus, além de trafegar em velocidade superior em comparação aos automóveis.

“Há precedentes no país sobre os benefícios da implantação do sistema BRT, e seu custo é inferior quando comparado com outros métodos de transporte de massa em via sem obstrução, como metrô, trem ou monotrilho”, justificou Fabião.

No Brasil, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo já contam com o sistema de transporte. Na capital paulista, ele foi batizado de Expresso Tiradentes, e liga o Centro à Zona Leste.

Fabião lembrou ainda que um transporte público eficiente traz benefícios que vão além da mobilidade e da melhoria no trânsito. “Cidades que optam por rapidez e inteligência em seus meios de transporte estão na vanguarda de um maior aproveitamento de sua capacidade produtiva, seja por meio de melhores condições de deslocamento ou pelo aumento da qualidade de vida de seus munícipes. Com mais tempo livre, essas pessoas podem consumir mais produtos culturais, esporte e lazer”, afirmou o vereador.