Escola de samba de Barueri recebe homenagem por título no carnaval de SP
A Escola de Samba Oba Oba, de Barueri, foi homenageada pelos vereadores na sessão de terça-feira, 15, pela conquista do título no Grupo de Acesso de Bairros 3 da Uesp (União das Escolas de Samba Paulistanas) no Carnaval 2023, com o tema Uma Breve História do Céu. Foi a primeira vez que a escola barueriense participou da disputa na Capital.
Com 180,1 pontos na classificação, a Oba Oba ficou 0,1 ponto à frente da vice-campeã Acadêmicos do Butantã. Ambas vão desfilar no Grupo de Acesso de Bairros 2 em 2024. A apuração da Uesp ocorreu no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no dia 21 de fevereiro.
“Vocês levaram o nome e a cultura carnavalesca de Barueri ao seu ponto mais alto. São motivo de orgulho não só para a Vila Porto, mas para toda a cidade”, afirmou a vereadora Tania (União), autora da Moção 005/2023, aprovada por unanimidade na sessão de 7 de março.
“São 43 anos de uma história de lutas, glórias, tristezas, choros e muita emoção. Tudo isso só foi possível porque tivemos uma base muito grande lá atrás, com o Pedrinho Vila Porto que foi o criador de tudo isso”, lembrou Elisângela Carneiro, Vice-presidente da Oba Oba. “Carnaval é cultura e nós vamos sempre levantar essa bandeira. Nossa escola revela e exporta talentos para as grandes escolas de samba de São Paulo”, completou a carnavalesca.
Oba Oba
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Oba Oba foi fundado em 15 de março de 1980, na Vila Porto, em Barueri. Suas cores oficiais são azul, branca e preta e seu símbolo maior é a águia altaneira. Em 20 anos de disputa do carnaval barueriense, conquistou 11 títulos.