Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Cinemas terão sessões de cinema adaptadas para autistas

Cinemas terão sessões de cinema adaptadas para autistas

por Diretoria de Comunicação Social publicado 17/02/2020 16h20, última modificação 28/02/2020 15h52
Durante as exibições especiais as luzes deverão estar levemente acesas, o volume do som reduzido e publicidades estão proibidas

O plenário da Câmara de Barueri aprovou, na sessão de terça-feira, 17, o Projeto de Lei 02/2020 de autoria dos vereadores Allan Miranda (PSDB) e Neto Amorim (PV) que estabelece a realização de sessões adaptadas para pessoas com Espectro Autista (TEA).

De acordo com os parlamentares, a nova regra vai garantir a inclusão e o conforto para que os autistas e familiares possam desfrutar da exibição de filmes nas salas de cinemas da cidade. A lei estabelece ainda que as sessões adaptadas sejam devidamente especificadas com o símbolo mundial do espectro autista para facilitar o acesso.

“Nessas sessões, a iluminação e som deverão ser adequadas para não causar desconforto e os telespectadores poderão sair e entrar quantas vezes desejarem”, explicou Allan Miranda.

A legislação segue para sanção do poder Executivo e deve entrar em vigor após 90 dias da data de publicação. Em caso de descumprimento, os estabelecimentos estão sujeitos a multas. “Essa é mais uma forma de garantirmos o direito à inclusão”, completou Neto Amorim.