Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara renova certificação de responsabilidade social

Câmara renova certificação de responsabilidade social

por Comunicacao — publicado 21/06/2018 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Auditoria externa verificou os procedimentos internos da Casa e garantiu a manutenção do certificado da norma SA8000
Câmara renova certificação de responsabilidade social

Auditores e equipe da Câmara com o presidente da Câmara, vereador Carlinhos do Açougue (foto: Ivan Nunes/CMB)

A Câmara Municipal de Barueri passou por auditoria externa e assegurou por mais um ano sua certificação da norma internacional SA8000:2014, que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho. O Poder Legislativo barueriense foi o primeiro do mundo a conquistar tal selo, em 2006, além de ser pioneira no Brasil ao obter as certificações de Gestão da Qualidade (ISO 9001), em 1998, e de Gestão Ambiental (ISO 14000), em 2010.

Os auditores externos recomendaram com louvor a recertificação da Câmara na SA8000, e parabenizaram a administração da Casa “por pautar suas ações na valorização dos servidores e por conseguir o envolvimento e comprometimento de seus colaboradores para o alcance de seus objetivos”. “Percebemos o comprometimento da alta direção e de todos os demais envolvidos para a manutenção e aperfeiçoamento do Sistema de Gestão da Câmara”, ressaltou o auditor líder Mitsuhisa Shoji.

Todos os processos envolvidos foram auditados em busca de oportunidades de melhoria, e se aplicável, não conformidades frente à norma e seus requisitos.

As empresas escolhem auditoria e certificação de acordo com a SA8000 quando pretendem demonstrar a responsabilidade social inerente ao seu sistema de gestão. Isso significa que a gestão de topo tem em consideração os direitos dos trabalhadores, o ambiente de trabalho e os direitos humanos básicos.

Os requisitos essenciais da SA8000 relacionam-se com áreas temáticas como trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação, discriminação, punição, o horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão. É a primeira norma possível de ser auditada nesta área. A certificação baseia-se nas convenções estabelecidas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), a Declaração Universal dos Direitos do Homem e a Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Crianças.

Os trabalhos na Câmara Municipal de Barueri foram acompanhados pelo representante da direção, David Kowales de Oliveira, e pelo Ouvidor, Rubens Siqueira dos Santos. A equipe auditora foi recebida pelo presidente da Casa, o vereador Carlinhos do Açougue (DEM), que comemorou o resultado dos trabalhos. “A manutenção da certificação confirma que nossas práticas estão no caminho certo, com responsabilidade social e respeito ao ser humano”, comentou. “As auditorias sempre trazem consigo uma oportunidade para aprimorar e descobrir novas funcionalidades para que nosso sistema de gestão, que hoje é referência, continue em constante melhoria”, concluiu Carlinhos do Açougue.