Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara recebe Comitê Barueri Cidade Sustentável

Câmara recebe Comitê Barueri Cidade Sustentável

por Comunicacao — publicado 12/03/2019 21h00, última modificação 14/08/2019 14h56
Na terceira visita monitorada à Casa, grupo conheceu a estrutura e todas as funcionalidades do prédio, projetado de forma sustentável
Câmara recebe Comitê Barueri Cidade Sustentável

Foto: Arquivo/CMB

A terceira visita monitorada à Câmara Municipal de Barueri é mais uma das ações do Programa Município Verde Azul, como modelo de sustentabilidade. No dia 13 de março de 2019, os integrantes do Comitê Barueri Cidade Sustentável foram recepcionados pelos servidores Rubens da Ouvidoria, Félix, da Manutenção e Limpeza e Cláudio, do setor de Transportes.

O prédio inaugurado em 2008, projetado com o conceito de sustentabilidade, possui várias opções de entrada e saída, cada uma destinada a uma função específica: recepção de visitantes, entrada e saída de servidores e entrada e saída de vereadores, paredes claras, lâmpadas de LED, torneiras com redutores de pressão, vasos sanitários com caixas acopladas, bicicletários, calçamento permeável no entorno da edificação, captação, tratamento e utilização de água da chuva, certificação ISO 14001, cestos diferenciados para coleta seletiva, copiadoras habilitadas para impressão frente-verso, captação de energia solar, horta orgânica, e utilização de papel com selos de bom manejo florestal.

A visita se referiu a construção de Cidades Sustentáveis, sobre boas práticas adotadas, tendo a monitoria de Rubens Siqueira, Ouvidor da Câmara, que explicou sobre a importante iniciativa, onde os espaços contam com instalações de vários itens de sustentabilidade, possuindo também a certificação do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Responsabilidade Social e Meio Ambiente, tornado assim o prédio em modelo de Instalação Pública Sustentável.

Com o modelo de gestão implantado e mantido pela Câmara, atingiu-se o objetivo de reduzir consideravelmente o consumo de energia, de água, de insumos naturais, reaproveitar materiais descartados, entre outros. O prédio é aberto à visitação, onde todos os visitantes assinam a lista de presença no local.

Programa Município Verde Azul

O Plano, criado pelo Governo do Estado de São Paulo em 2007, tem a finalidade de medir, apoiar e descentralizar a agenda ambiental nos municípios. Outro objetivo é estimular as Prefeituras a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável. A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição).

registrado em: