Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara promove palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho

Câmara promove palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho

por Comunicacao — publicado 24/04/2019 09h59, última modificação 24/04/2019 09h59
Evento faz parte do calendário de ações desenvolvidas pela Casa para conscientização da importância da saúde e segurança dos trabalhadores
Câmara promove palestra sobre prevenção de acidentes de trabalho

Reprodução TST

A Câmara Municipal de Barueri convida os servidores e a comunidade para participarem da palestra “O papel da psicologia na prevenção de acidentes”. A atividade será na sexta-feira, 26, a partir das 15h, no Plenário Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (Plenarinho). A palestrante será a psicóloga Kátia Pedroso.

O evento faz referência à campanha Abril Verde, uma iniciativa que visa garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros. Entretanto, durante todo o ano, são desenvolvidas na Câmara várias atividades voltadas à prevenção de acidentes trabalhistas.

De acordo com levantamentos, boa parte dos acidentes de trabalho é causada por falha humana, seja por excesso de confiança, falta de manutenção de máquinas, execução inadequada da atividade, problemas cognitivos ou emocionais. E todos esses fatores podem ser investigados e corrigidos através da Psicologia.

Ferramentas que trabalham a atenção, concentração, raciocínio e habilidade podem prevenir acidentes. A psicologia contribui ao corrigir estes problemas do recurso humano através de uma seleção mais adequada, ou seja, por meio da avaliação psicológica, é possível identificar o índice de atenção e concentração, as habilidades necessárias para determinada atividade e assim prevenir acidentes.

Abril Verde

O mês de abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de abril. Em 1969, a explosão de uma mina na cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou matando 78 trabalhadores. O episódio se caracterizou como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade. A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.