Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara promove palestra sobre doação de sangue e medula óssea

Câmara promove palestra sobre doação de sangue e medula óssea

por Comunicacao — publicado 25/02/2019 16h31, última modificação 25/02/2019 16h31
Em evento aberto ao público, psicóloga clínica da Casa falará sobre o processo de doação e esclarecerá dúvidas
Câmara promove palestra sobre doação de sangue e medula óssea

Marcelo Camargo/ABr

Para esclarecer e alertar sobre a necessidade da doação de sangue, a Câmara Municipal de Barueri promove na quarta-feira, 27, a palestra “A Importância da Doação de Sangue e Medula Óssea”. O evento será ministrado por Kátia Pedroso, psicanalista clínica e profissional de saúde mental da Casa. O evento será aberto ao público, no plenário Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (plenarinho), a partir das 15h.

A especialista falará sobre o processo da doação de sangue e esclarecerá dúvidas. O objetivo é levar ao conhecimento da população informações importantes, como o fato de que uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

A Prefeitura de Barueri, em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, mantém um posto de coleta de sangue no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran. O município é um dos grandes captadores de doações do estado de São Paulo e responde por cerca de 10% da coleta. Em um mês, são armazenadas em média cerca de mil bolsas de sangue.

A palestra é gratuita para os servidores da Câmara e toda comunidade interessada. Não é necessário realizar inscrição, basta comparecer ao evento.

 

Quem pode doar?

Doar sangue, além de ser um processo simples, seguro e rápido, é um gesto de solidariedade e amor ao próximo. Se você já é doador de sangue ou gostaria de ser, não deixe de ir ao banco de sangue e contribuir.

Estão aptas à doação pessoas com idades entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos necessário autorização); com peso mínimo de 50kg e boas condições de saúde. Não estar resfriado, não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação. Mulheres grávidas ou amamentando e pessoas com algum tipo de doença infectocontagiosa não podem doar.

Homens podem realizar até quatro doações por ano, já que o intervalo entre elas é de 60 dias. E as mulheres até três doações, com intervalo de 90 dias.

Os interessados devem procurar o posto de coleta localizado no Hospital Municipal Dr. Francisco Moran, na rua Ângela Mirella, 354, bairro Boa Vista. Basta levar documento original com foto, emitido por órgão oficial. O posto funciona de segunda à sexta-feira das 8h às 16h.

 

Serviço

Palestra “A importância da doação de sangue e medula óssea”

27 de fevereiro (quarta-feira), às 15h

Câmara Municipal de Barueri

Plenário Dr. Diógenes Ribeiro de Lima (plenarinho)

Al. Wagih Salles Nemer, 200 – Barueri-SP

Informações: (11) 4199-7962

 

*Com informações da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo