Câmara participa de sessão simulada com universitários
Alunos do quinto ano da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, participaram de uma atividade escolar simulando uma reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Barueri. O objetivo, de acordo com a coordenação do curso, é apresentar aos estudantes o universo legislativo enquanto possível via de atuação profissional, fomentando o exercício da cidadania e da democracia.
O Projeto Clínica Legislativa faz parte da disciplina Controle de Constitucionalidade e Processo Constitucional, e contou com a participação do Poder Legislativo de Barueri, representada pela servidora Glauce de Oliveira Alves, coordenadora-geral da Escola do Parlamento da Câmara. A simulação dos trabalhos da CCJ teve ainda a participação do ex-vereador de São Paulo, Ari Friedenbach e do professor Márcio Novaes Cavalcanti.
Sob a coordenação do professor Flávio de Leão Bastos Pereira, a turma recebeu aulas teóricas sobre redação legislativa ao longo do primeiro semestre. Divididos em grupos, os alunos desenvolveram projetos de lei voltados à realidade socioeconômica de Barueri. A atividade resultou na apresentação de 12 propostas em diversas áreas, como cultura, educação, meio ambiente, saúde e planejamento urbano.
Na simulação, realizada no dia 1º de junho no auditório da universidade, os alunos foram avaliados em seu desempenho tanto escrito quanto oral, considerando-se uma perfeita reprodução do clima e do ambiente de uma comissão permanente do poder legislativo municipal.
Para a representante da Câmara de Barueri, a participação da Casa no projeto Clínica Legislativa foi bastante produtiva, pois estimulou os alunos a refletirem sobre os problemas da cidade. “Com o envolvimento de vários servidores, oferecemos algumas palestras aos alunos sobre o papel da Procuradoria na Câmara e o processo legislativo, Orçamento Público e sobre a função da Escola do Parlamento, além da participação na simulação contribuindo com a apreciação dos projetos”, avaliou Glauce.