Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara moderniza marca e estreia nova identidade visual

Câmara moderniza marca e estreia nova identidade visual

por Diretoria de Comunicação Social publicado 23/01/2020 15h22, última modificação 23/01/2020 15h22
Sem abrir mão da tradição de uma instituição com mais de 70 anos, novo design remete à busca constante pela modernidade e proximidade com a população

Vivemos um novo tempo. Tempo de mudanças, modernização, investimentos, acesso à informação e valorização da nossa instituição e servidores.

São mais de 70 anos atuando pelos interesses de milhares de cidadãos. Apesar do papel definido junto à sociedade, essa é a primeira vez que a Câmara de Barueri apresenta uma marca oficial e uma identidade visual para representar o Poder Legislativo

O Brasão de Barueri segue sendo o símbolo oficial do município. Ele continuará aparecendo na comunicação da Câmara, mas sem que sua imagem fique diretamente vinculada ao Poder Legislativo.

A criação da marca para a Casa de Leis era um anseio dos colaboradores e foi abraçada pela atual gestão. “Buscamos desenvolver uma identidade que refletisse o papel da instituição e o espírito de trabalho da Câmara de Barueri. Simbolizar o dinamismo das ideias que norteiam o trabalho do Legislativo, onde nenhum ponto de vista poder ser desprezado ou deixado de ser debatido”, pontuou o presidente da Câmara, vereador Fabião (PC do B).

Entre reuniões, pesquisa, rascunho e alterações, o processo de criação durou cerca de quatro meses. Representantes de diferentes áreas e gabinetes da Casa participaram do desenvolvimento do novo símbolo oficial. “Nosso desafio era criar uma marca que fosse moderna, em consonância com o design contemporâneo, mas que ao mesmo tempo respeitasse a tradição de uma instituição com mais de 70 anos e lembrasse que ela é um poder independente”, explicou o servidor Érison Martins, da Diretoria de Comunicação Social da Câmara.

Progresso

A marca da Câmara de Barueri foi criada pelo designer Marcelo Carvalho. O símbolo, batizado de Progresso, representa o infinito e tem estreita ligação com o papel do Legislativo.

A imagem remete ao movimento de fitas à mercê do vento. As pontas apontadas para a parte interna e externa da Casa, reafirmam que nenhuma decisão destoa do desejo da sociedade. “O símbolo do infinito estilizado, formando as letras C e B, foi inspirado em um trecho do primeiro artigo da Constituição Federal, onde se afirma que ‘Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente’. A marca da Câmara reforça a filosofia de que aqui o debate é proposto pela população e é para ela que a atuação do Poder Legislativo deve estar voltada”, disse Martins, que coordenou o projeto.

A implantação da marca se dará em etapas, começando pela comunicação digital da Câmara de Barueri. A partir de então, todos os projetos, documentos, objetos e imagens vinculadas à Casa, obrigatoriamente, devem seguir o novo padrão definido pelo Manual de Identidade Visual.

registrado em: ,