Câmara mantém certificação de responsabilidade social
A Câmara Municipal de Barueri garantiu por mais um ano a certificação SA8000, norma de avaliação da responsabilidade social para empresas. A conquista veio após auditoria externa independente realizada na sede do Poder Legislativo pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, nos dias 8 e 9 de maio, conduzida pelo auditor Mitsuhisa Shoji.
O objetivo da auditoria é assegurar que a Câmara segue rígidos padrões internacionais em áreas temáticas como trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação sindical, discriminação, punição, horário de trabalho, remuneração e sistema de gestão.
A SA8000 baseia-se nas convenções estabelecidas pela OIT (Organização Internacional do Trabalho), na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Convenção das Nações Unidas para os Direitos das Crianças.
A auditoria foi acompanhada por servidores da Divisão de Gestão Integrada e pela Ouvidoria da Câmara. Shoji foi recebido pelo Conselho da Qualidade, Responsabilidade Social e Ambiental da Casa.
“Toda a equipe está de parabéns. O resultado da auditoria comprova o comprometimento de todos com o nosso Sistema de Gestão e com a melhoria contínua da Câmara Municipal de Barueri”, disse Jonas da Silva Gomes, Secretário-Geral.
Pioneirismo
Em 2006, o Poder Legislativo barueriense foi o primeiro do mundo a conquistar a certificação que incentiva as organizações a desenvolver, manter e aplicar práticas socialmente aceitáveis no local de trabalho, além de ser pioneiro no Brasil ao obter as certificações de Gestão da Qualidade (ISO 9001), em 1998, e de Gestão Ambiental (ISO 14001), em 2010.