Câmara de Barueri mantém restrição de acesso ao prédio
Em reunião realizada na manhã de quarta-feira, 29, o vereadores da Câmara de Barueri decidiram que a retomada dos trabalhos em plenário após o recesso parlamentar se dará por meio de sessões presenciais, ficando desobrigados do comparecimento os parlamentares que fazem parte do grupo de risco (idosos, imunossuprimidos etc).
A decisão foi tomada levando em consideração o decreto do governo do estado, que estendeu a quarentena até 10 de agosto. Atualmente, o município de Barueri encontra-se na fase amarela do Plano São Paulo, de reabertura gradual da economia diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Com isso, a sessão ordinária de terça-feira, 4, será realizada sem a presença do público, que poderá acompanhar o encontro semanal dos vereadores por meio do site da Câmara www.barueri.sp.leg.br ou pela rede social www.facebook.com/CamaraBarueri, a partir das 9h30.
Na reunião, também ficou decidido que o prédio da Câmara seguirá fechado para o público externo, e os servidores continuarão trabalhando em esquema de rodízio (parte teletrabalho e parte presencial), a fim de evitar aglomeração nos setores. Servidores que fazem parte do grupo de risco trabalharão integralmente em regime de teletrabalho.
Cronologia
O controle de acesso ao prédio da Câmara de Barueri começou em 16 de março, quando a direção da Casa determinou preventivamente o fechamento do edifício-sede do Poder Legislativo para o público em geral, ficando a circulação de pessoas restrita apenas a servidores e vereadores. Na ocasião, foram colocados em regime de teletrabalho (home office) os servidores idosos e imunossuprimidos, que estão no grupo de risco e mais suscetíveis a desenvolverem quadros mais graves da Covid-19.
Após essa decisão, a Câmara de Barueri passou a adotar uma série de medidas para o endurecimento na prevenção da disseminação do novo coronavírus:
21 de março – Fechamento do prédio passou a ser total, com previsão de duração de 15 dias, e criação de um comitê interno de monitoramento da situação, que passou a realizar reuniões virtuais diariamente para avaliar a situação da pandemia.
24 de março – Decisão foi estendida até 30 de abril, atendendo ao Decreto Estadual 64.789, e ao Decreto Municipal 9.113, publicado na segunda-feira, 23, em edição extraordinária do Jornal Oficial de Barueri.
30 de março – Prorrogação do fechamento do prédio até 10 de maio, seguindo orientações das autoridades de saúde.
5 de maio – Câmara passou a realizar sessões ordinárias virtualmente, por meio de videoconferência.
10 de maio – Prorrogação de fechamento da Câmara de Barueri até 31 de maio, em atenção aos novos decretos do Governo do Estado e da Prefeitura de Barueri.
29 de maio – Prorrogação do fechamento do Parlamento 26 de Março ao público até 15 de junho.
15 de junho – Início do plano de reabertura gradual, com servidores retornando ao trabalho presencial e sessões realizadas em plenário.
29 de julho – Vereadores se reúnem e definem protocolo de retomada após o recesso parlamentar, com sessões presenciais e manutenção do fechamento do prédio ao público externo.