Câmara de Barueri manifesta apoio a líder da Ambazônia
A Câmara de Barueri recebeu, durante a sessão de terça-feira, 3, a visita de Samuel Ikome Sako, líder do movimento que defende a independência da República da Ambazônia, território compreendido entre a República de Camarões e a República Federal da Nigéria. Na ocasião, os vereadores aprovaram uma moção de apoio às aspirações do povo ambazonês.
A proposta, de autoria do vereador Fabião (PC do B), destaca o histórico de luta da população, que em sua maioria fala inglês, para se desvincular de Camarões, cujo principal idioma é o francês. Entre 1922 e 1961, a Ambazônia era um país independente, sob administração de um mandato colonizador britânico. Em 1961, após formação de comitê para a descolonização da África da ONU (Organização das Nações Unidas), o território foi anexado ao camaronês.
“O que ocorre com a Ambazônia é uma clara violação à segurança jurídica pactuada entre os estados-nação, descabida em um mundo civilizado, do qual se espera minimamente o respeito por populações, que legitimamente possuem o direito à autodenominação, considerando o princípio do povo constituído e embasado em peculiaridades históricas, étnicas e linguísticas”, justificou Fabião.