Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara conquista recertificação de responsabilidade social

Câmara conquista recertificação de responsabilidade social

por Comunicacao — publicado 28/02/2019 10h25, última modificação 28/02/2019 10h25
Selo SA8000 confirma compromisso da Casa com a qualidade na gestão de funcionários e atendimento à população
Câmara conquista recertificação de responsabilidade social

Fotos: Divulgação/CMB

A Câmara Municipal de Barueri foi recertificada em conformidade a norma SA8000, um conjunto internacional de regras que aprimora as condições de ambiente e relações de trabalho da instituição com servidores, colaboradores, fornecedores, clientes e comunidade.

Com a renovação da chancela, a organização mantém seu compromisso de responsabilidade social perante seus servidores e a sociedade, como assegurar liberdade de associação e direito a negociação coletiva junto a sindicatos, condenar toda e qualquer forma de discriminação e não aplicar critérios discriminatórios em processos de seleção.

Outro ponto previsto na norma é a atenção aos requisitos legais referentes a remuneração, jornada diária e às práticas disciplinares no ambiente de trabalho.

Seguindo a orientação da SA8000, temas que melhoram a qualidade de vida e das condições de trabalho são priorizados, pois são através dessas relações que há o desenvolvimento da instituição para servir à comunidade.

Desde 2005, a Câmara Municipal de Barueri declara seu compromisso de cumprir com todas as disposições legais nas relações e ambiente de trabalho. A certificação SA8000 é concedida por uma empresa contratada para fazer a auditoria que verifica o sistema gerencial dentro da estrutura organizacional e a adequação aos requisitos da norma.

“A conquista da recertificação é fruto do empenho e do trabalho coletivo dos nossos servidores. Graças a eles podemos manter a qualidade do serviço prestado pela Casa à sociedade e o rigor no cumprimento integral da norma SA8000”, ressaltou o presidente da Câmara, vereador Fabião (PC do B).

Compromisso

Além de definir normas de trabalho em todo o mundo, a SA8000 também aborda questões como o trabalho escravo e infantil, saúde e segurança do trabalho. A norma está ligada ainda a acordos internacionais, incluindo as convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

O selo, criado em 1989 pela SAI (Social Accountability International), afiliada ao Conselho de Prioridades Econômicas, é visto como o padrão independente de locais de trabalho mais reconhecido do mundo.