Câmara autoriza compra de vacinas da Covid-19
Em decisão unânime, os vereadores aprovaram, na terça-feira, 16, o protocolo de intenções assinado entre municípios brasileiros para a compra de vacinas da Covid-19. Na prática, o documento autoriza que a Prefeitura de Barueri confirme sua participação em um consórcio público que reúne 1.703 cidades que fará a compra das doses.
O Projeto de Lei 32/2021, de autoria do prefeito Rubens Furlan (PSDB), não trata de quantidade de vacinas a serem compradas, já que essa decisão será tomada pelo consórcio que representa 125 milhões de brasileiros, ou 60% da população do país.
Na mensagem encaminhada aos vereadores, o chefe do Poder Executivo ressaltou o agravamento da situação da pandemia no Brasil, o que mobilizou prefeitos em torno da decisão.
“Há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”, disse.
O acordo de adesão não impede que o município, futuramente, possa optar por também comprar mais doses sem a intermediação do consórcio.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Toninho Furlan (PDT), destacou a celeridade que o Poder Legislativo deu à matéria, que foi lida e aprovada no mesmo dia. “Os vereadores estão unidos e trabalhando duramente para que possamos sair dessa situação o mais rapidamente possível. E a vacinação do nosso povo é a melhor forma de termos uma melhora significativa no quadro da pandemia”, disse.