Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Arquivo Público recebe visita de comitiva de Itapecerica da Serra

Arquivo Público recebe visita de comitiva de Itapecerica da Serra

por Comunicacao — publicado 20/09/2019 13h51, última modificação 20/09/2019 13h51
Metodologia utilizada pela Câmara Municipal de Barueri na gestão de documentos é modelo para todo o país
Arquivo Público recebe visita de comitiva de Itapecerica da Serra

Foto: Gean Nunes/CMB

Servidores do Legislativo de Itapecerica da Serra (SP) visitaram a Câmara Municipal de Barueri na quinta-feira, 19, para conhecer o Arquivo Público e a Gestão de documentos da Casa, que são referência para parlamentos em todo Brasil. O grupo veio conhecer na prática o funcionamento do setor e a aplicação de instrumentos e técnicas para aplicar no arquivo da própria Câmara.

Uma publicação, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, oferece um modelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, bem como um ato normativo com as diretrizes e definições para aplicação. Juntos, esses instrumentos são imprescindíveis para a gestão documental de qualquer instituição.

Até então, não havia um modelo a ser seguido, o que dificultava muito a atividade dos servidores da área. “Nossa política e tratamento de arquivo garante agilidade e precisão na recuperação e eliminação de documentos que já cumpriram seus prazos e ainda a preservação dos documentos que são de guarda permanente, como fontes importantes para a pesquisa e para a preservação da memória institucional”, explica Reginaldo da Cruz Costa, coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso da Câmara Municipal de Barueri e um dos autores do modelo.

O grupo trocou experiências sobre gestão, técnicas e práticas de arquivamento. “Esse trabalho da Câmara de Barueri facilitará muito nossa atividade, que é tão complexa. Quando buscamos qualquer informação sobre arquivo do Poder Legislativo, a Barueri é a principal referência. Por isso viemos diretamente na fonte buscar todas as informações e tirar dúvidas”, comentou Eduardo Bueno Domingues, da Comissão de Avaliação de Documentos de Itapecerica da Serra.