Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Diretoria de Arquivo da Câmara recebe visita de comitiva de Ilha Solteira

Diretoria de Arquivo da Câmara recebe visita de comitiva de Ilha Solteira

por Diretoria de Comunicação Social publicado 24/09/2021 17h05, última modificação 01/06/2023 14h06
Metodologia utilizada pela Câmara Municipal de Barueri na gestão de documentos é modelo para o estado de SP
Diretoria de Arquivo da Câmara recebe visita de comitiva de Ilha Solteira

Fotos: Gean Nunes/Câmara de Barueri

Servidores do Legislativo de Ilha Solteira (SP) visitaram a Câmara Municipal de Barueri na quarta-feira, 22, para conhecer a Diretoria de Arquivo e a Gestão de documentos da Casa.

Reinaldo de Frias, Coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso (CADA), Marcelo Mohalen Valente e Suelen Bodas Guadagnolo, Membros da comissão, vieram conhecer na prática o funcionamento do setor e a aplicação de instrumentos e técnicas para aplicar no arquivo da própria Câmara.

Uma publicação, em parceria com o Arquivo Público do Estado de São Paulo, oferece um modelo de Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade de Documentos, bem como um ato normativo com as diretrizes e definições para aplicação. Juntos, esses instrumentos são imprescindíveis para a gestão documental de qualquer instituição.

Até então, não havia um modelo a ser seguido, o que dificultava muito a atividade dos servidores da área. “Nossa política e tratamento de arquivo garante agilidade e precisão na recuperação e eliminação de documentos que já cumpriram seus prazos e ainda a preservação dos documentos que são de guarda permanente, como fontes importantes para a pesquisa e para a preservação da memória institucional”, explica Reginaldo da Cruz Costa, coordenador da CADA de Barueri.

O grupo trocou experiências sobre gestão, técnicas e práticas de arquivamento.

registrado em: ,