Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Arquivo Público da Câmara inaugura mostra com documentos históricos de Barueri

Arquivo Público da Câmara inaugura mostra com documentos históricos de Barueri

por Comunicacao — publicado 06/03/2018 00h00, última modificação 29/10/2018 12h59
Exposição apresenta ao visitante uma parte da história do município por meio do acervo do Poder Legislativo
Arquivo Público da Câmara inaugura mostra com documentos históricos de Barueri

Mostra leva visitante a uma viagem no tempo por meio de objetos e documentos históricos (fotos: Ivan Nunes/CMB)

O presidente da Câmara Municipal de Barueri, vereador Carlinhos do Açougue (DEM), inaugurou na terça-feira, 6, a exposição “Câmara Municipal de Barueri – Documentos Além da Função Essencial”, que apresenta documentos produzidos e acumulados nas diversas funções do Poder Legislativo e que ajudam a contar uma parte da história da cidade.

A mostra, organizada pelo Acervo Público da Câmara, está dividida em seis partes. Por meio de documentos, objetos e imagens, o visitante pode fazer uma verdadeira viagem no tempo, conhecendo ou relembrando momentos históricos de Barueri desde sua emancipação, em 1949, até os dias atuais.

“O ato oficial que marca a criação de uma cidade é a instalação da Câmara Municipal. Ou seja, é impossível contar a história de Barueri sem passar pela história do nosso Poder Legislativo. Esse acervo tão rico e bem preservado que temos aqui demonstra isso com clareza. Para nós é uma satisfação abrir essa exposição para a população no mês em que comemoramos o 69º aniversário da nossa cidade”, comentou Carlinhos do Açougue.

Na mostra, fica claro para o visitante que como a produção de documentos no Poder Legislativo passou por inovações tecnológicas ao longo dos anos. “Cadernos manuscritos passaram a folhas datilografadas, fichas e formulários impressos tipograficamente começaram a ser emitidos por sistemas informatizados e os registros audiovisuais, sonoros e fotográficos foram digitalizados”, exemplificou Reginaldo Cruz, coordenador da Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso. “Para cada alteração na execução das tarefas, novos equipamentos foram adicionados e outros se tornaram obsoletos, como a máquina de escrever, as fitas magnéticas, vídeo VHS, filmes fotográficos e, recentemente, CDs e DVDs”, completou o curador da exposição.

Exposição "Câmara Municipal de Barueri – Documentos Além da Função Essencial"

De 6/3/2018 a 30/4/2018 – 9h às 17h. Entrada gratuita.

Acervo Público da Câmara Municipal de Barueri - Al. Wagih Salles Nemer, 200 – Centro